topsize

Parceiros

.

Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

Instituição Preponente

A Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FPUL) tem como missão oferecer formação e investigação de nível internacional no campo da Psicologia, investindo na divulgação da Psicologia como ciência de intervenção fundamentada, com o objetivo de oferecer à comunidade uma resposta às suas necessidades psicológicas de maneira justa e sustentada, nos melhores e mais recentes desenvolvimentos da Ciência Psicológica.

A oferta de formação da FPUL inclui cursos nos níveis de Mestrado Integrado, Mestrado, Pós-Graduação, Doutoramento e Pós-Doutoramento, com o objetivo de capacitar os psicólogos para intervir com rigor científico e pensamento crítico nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e trabalho.

As pesquisas e intervenções realizadas visam responder aos atuais desafios da sociedade, como a criação de organizações saudáveis, a mudança de comportamentos ambientais, o combate à doença mental no mundo moderno, a promoção da aprendizagem e o bem-estar na escola.

A formação na investigação em psicologia é um dos elementos básicos da atividade científica da FPUL ao preparar novos investigadores e futuros profissionais em psicologia. Nesse contexto, a Faculdade adquiriu uma plataforma on-line para coleta de dados (Qualtrics), que adiciona a uma biblioteca especializada um vasto conjunto de recursos e softwares electrónicos especializados (por exemplo, Statistica; SPSS; NVivo base; PsycLit; Ebsco; EndNote).

Escola Nacional de Bombeiros

Instituição Participante

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) é uma organização privada sem fins lucrativos de propriedade da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e da Confederação dos Bombeiros Portugueses (LBP).

A ENB é reconhecida pelo governo português como uma entidade de utilidade pública e a autoridade pedagógica para a formação técnico de bombeiros portugueses. Fundada em 4 de maio de 1995, a ENB possui mais de duas décadas de experiência no desenvolvimento de competências e conhecimentos dos bombeiros e outros agentes de proteção civil.

A ENB está sediada em Sintra e possui mais dois centros nacionais de formação, um especializado em incêndios rurais, na Lousã, e outro focado em incêndios industriais e urbanos, em S. João da Madeira.

A ENB é membro da EFSCA (European Fire Service College Association), membro da NFPA (National Fire Protection Association) e IFE (Institution of Fire Engineers).

Em 2018, a ENB treinou 20.772 bombeiros através de 1.594 cursos em diferentes áreas técnicas relacionadas à atividade de bombeiros.

Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge

Instituição Participante

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) desenvolve a sua atividade como Laboratório Público do Setor de Saúde, Laboratório Nacional de Referência e Observatório Nacional de Saúde.

A sua principal missão é contribuir para a melhoria dos níveis de saúde pública, seja na dimensão laboratorial ou por meio de assistência médica especializada, para fornecer ao Ministério da Saúde os dados adequados para a tomada de decisões com base no conhecimento, essencial para definir a política nacional de saúde, seguir as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde e responder às questões levantadas pela comunidade científica e pela sociedade.

O INSA assegura a sua missão através da investigação e do desenvolvimento tecnológico, da investigação epidemiológica e dos serviços de saúde, da garantia de qualidade laboratorial através de uma avaliação externa, da difusão da cultura científica, do desenvolvimento de conhecimentos e competências através de programas de formação e através do fornecimento de serviços especializados em vários domínios, incluindo a prevenção de doenças genéticas.

O INSA desenvolve diversas atividades de I&D no domínio das ciências da saúde, com particular foco em epidemiologia, saúde ambiental, alimentação e nutrição, genética, proteômica, serviços de saúde, doenças infecciosas, doenças crónicas e promoção da saúde.

.
topsize
.

.

.

.

.

ff_fpulff_enbff_INSAff_fct
Screenshot%202019 12-03%20at%2015.20.58

The “Leadership process and firefighter’s occupational health: Development of an intervention program” is a FCT funded project - PCIF/SSO/0054/2018