Processo de liderança e saúde ocupacional
dos bombeiros:
Desenvolvimento de um programa
de intervenção

Processo de liderança e saúde ocupacional dos bombeiros: Desenvolvimento de um programa de intervenção

simboloff_500x612

Objectivos

.

Os bombeiros são considerados como tendo uma profissão de elevado stress, já́ que o perigo físico e o stress psicológico fazem parte da sua vida diária. No entanto, também há́ evidencias de que alguns bombeiros, apesar dessas circunstâncias difíceis, demonstram elevado bem-estar no seu trabalho, adaptando-se e permanecendo motivados, isto é, demonstrando elevada resiliência.
A investigação empírica sobre os fatores de proteção permanece limitada e a sua relação com os fatores de risco ainda não é clara. Neste projeto, baseados na teoria da liderança, definida como um processo de influência social na qual os comportamentos do líder afetam os resultados dos seguidores, pretendemos compreender como os bombeiros reagem aos stressares da sua profissão, focando-nos especificamente nas respostas que levem a resultados adaptativos positivos.

Os objectivos do projeto são:

1) entender as varias trajetórias de resposta que os bombeiros têm aos comportamentos do seu líder;

2) investigar e construir uma teoria sobre quando e como estes profissionais se adaptam positivamente às exigências de seu trabalho, respondendo aos comportamentos do líder com resiliência;

3) examinar os comportamentos do líder que condicionam as respostas funcionais e disfuncionais dos bombeiros aos stressores do seu dia-a-dia;

4) desenvolver e testar um programa de intervenção, visando aumentar os comportamentos do líder que promovam a adaptação (i.e. resiliência) dos bombeiros e a sua saúde ocupacional.

Um ponto forte deste projeto é o facto de usarmos medidas fisiológicas como indicadoras da saúde ocupacional dos bombeiros de forma complementar às medidas por questionário.
Esta prática permitir-nos-á́ verificar a validade preditiva das medidas por questionário e o consequente refinamento dessas mesmas medidas.

Para atingir esses objetivos, propomos uma abordagem de método misto que combina um estudo de diário, exercícios de simulação e um estudo quase-experimental. No estudo de diário avaliaremos os bombeiros durante três semanas de trabalho para descobrir como eles respondem aos comportamentos do seu líder e como essas respostas mudam ao longo do tempo, contribuindo para a resiliência e a saúde ocupacional dos bombeiros.

No exercício de simulação, utilizaremos equipas de bombeiros que enfrentam um cenário de incêndio florestal com diferentes comportamentos dos líderes para identificar as respostas da equipa, os fatores subjacentes a essas respostas e testar a moderação do comportamento do líder.

Em seguida, com base nos resultados do estudo de diário e dos estudos de simulação, desenvolveremos e testaremos uma intervenção nos líderes de bombeiros, no sentido de aumentar a resiliência e a saúde ocupacional dos seus subordinados. 

Screenshot%202019 12-03%20at%2015.21.42

.

.

.

.

ff_fpulff_enbff_INSAff_fct
Screenshot%202019 12-03%20at%2015.20.58

The “Leadership process and firefighter’s occupational health: Development of an intervention program” is a FCT funded project - PCIF/SSO/0054/2018