topsize
.

Plano de Intervenção
e Execução

.

Com base nos resultados dos estudos de diário e de simulação, desenvolveremos um programa de intervenção para líderes de bombeiros.
O objetivo é desenvolver as competências do líder para promover a adaptação (ou seja, a resiliência) e a saúde ocupacional dos bombeiros seus subordinados.

Para atingir estes objetivos, iremos projetar uma intervenção com base num programa de formação de 12 a 18 horas, no qual a formação da liderança que promove estratégias de apoio será realizada por meio de métodos ativos.

Também usaremos o simulador da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) porque o ambiente virtual do simulador permite que os formandos cometam erros e aprendam com eles de uma forma segura e sem risco de consequências para eles e para os outros.

Esta intervenção será aplicada a pelo menos três grupos de líderes de bombeiros e será validada por um estudo quase experimental (pré-teste, pós-teste e acompanhamento).
Os grupos controle serão definidos com as mesmas características dos grupos experimentais.

Nos 3 momentos (pré-teste, pós-teste e acompanhamento), ambos os participantes nos grupos experimental e de controle responderão a um questionário, no qual serão apresentados os comportamentos de liderança, resiliência e saúde ocupacional. Não serão apenas os líderes a responder ao questionário, mas também seus respectivos subordinados.

Realizaremos um pré-teste do programa de intervenção desenvolvido, através da sua aplicação a um grupo, por forma a avaliar a intervenção e fazer as alterações necessárias. No final do projeto, a intervenção será aplicada aos líderes do grupo controlo.

topsize
.

.

.

.

.

ff_fpulff_enbff_INSAff_fct
Screenshot%202019 12-03%20at%2015.20.58

The “Leadership process and firefighter’s occupational health: Development of an intervention program” is a FCT funded project - PCIF/SSO/0054/2018