placeholder image
.

Estudo
de Diário

.

Neste estudo, o nosso objetivo é perceber como os comportamentos do líder afetam os processos adaptativos diários dos bombeiros e, consequentemente, a sua saúde ocupacional. Realizaremos estudos diários com bombeiros profissionais. Usaremos um estudo de diário para investigar as flutuações dos comportamentos de líder percebidos pelos seus subordinados e a sua influência na adaptação (ou seja, resiliência) e na saúde ocupacional desses mesmos subordinados.
Uma vantagem importante da pesquisa de Diário é que ela baseia-se menos em recordações retrospectivas do que nas pesquisas regulares, uma vez que as perguntas estão relacionadas com as percepções, sentimentos e comportamentos das pessoas no respetivo dia. De facto, vistos sob uma perspectiva baseada em eventos, os comportamentos repetidos de liderança são eventos, e a amostragem repetida desses eventos permite rastrear diferenças entre indivíduos ao longo do tempo. Além disso, enquanto eventos, os comportamentos do líder têm efeitos que se desdobram no espaço e no tempo e causam novos eventos (por exemplo, comportamentos dos subordinados). Isto é, os comportamentos de liderança adoptados num momento temporal e num local (isto é, tendências comportamentais restritas/específicas dos líderes) afetam as acções dos subordinados situados nesse local e momento, como por exemplo a adaptação (ou seja, a resiliência); é essa adaptação, por sua vez, que afeta a saúde ocupacional.
Planeamos que este Estudo de Diário se realize durante o verão por ser a temporada de incêndios rurais. A participação no estudo é voluntária, a confidencialidade dos dados será garantida e os bombeiros serão compensados ​​pela sua participação, de acordo com as práticas comuns neste tipo de estudos.
Esperamos iniciar o estudo com 120 participantes, também de acordo com práticas comuns nesse tipo de estudos.
Os questionários serão respondidos on-line para facilitar a participação. De forma a garantir o anonimato, a correspondência entre o questionário do mesmo participante, ao longo do tempo, será feita através um código criado pelo próprio participante.
Os corpos de bombeiros existentes em Portugal continental serão convidados a participar neste estudo pela Escola Nacional de Bombeiros (ENB), enquanto organização que supervisiona a atividade dos bombeiros. 

Na fase 1 do estudo, os participantes serão convidados a assinar um termo de consentimento informado com o investigador principal. Nesta fase do estudo, recolheremos também informação sobre variáveis ​​demográficas. 

A fase 2 consistirá na fase do Diário e os participantes responderão a um questionário todos os dias úteis durante três semanas consecutivas. Neste questionário serão avaliados as suas percepções sobre comportamentos do líder e a sua saúde ocupacional. 

As medidas serão adaptadas ao uso diário, em consonância com o trabalho de outros pesquisadores.

A coleta de amostra de saliva para medir o cortisol salivar será difícil de alcançar quando os bombeiros estiverem em campo. No entanto, um estudo piloto envolvendo uma sub-amostra de 10 a 20 bombeiros será realizado para avaliar a viabilidade da coleta de amostras no momento em que os bombeiros estiverem no campo.

topsize
.

.

.

.

.

ff_fpulff_enbff_INSAff_fct
Screenshot%202019 12-03%20at%2015.20.58

The “Leadership process and firefighter’s occupational health: Development of an intervention program” is a FCT funded project - PCIF/SSO/0054/2018